O que é Forest School
Forest school é um modelo pedagógico que valoriza o espaço natural para aprender valências técnicas, sociais e pessoais.
Em forest e beach school os bosques, as florestas, a praia, os rios, lagos e ribeiras são usados como recursos para apoiar a criança a construir a sua independência e autoestima (enfrentando sucessivos desafios que também podemos nomear de "risco controlado" ou "risco consciente").
Desta forma, a criança aprende a contornar alguns dos seus receios, lidando com eles e construindo a sua própria zona de conforto onde se sente segura e tranquila.
Para além disso nesse ambiente a criança também tem a oportunidade de se desenvolver em 3 grandes áreas: a área ligada à gestão de emoções e relação com o outro, a das expressões (expressão plástica, oral e escrita, matemática, musical, corporal), a do conhecimento do mundo (área das ciências naturais aprendendo sobre a fauna e a flora locais e um pouco sobre o que nos rodeia).
O trabalho de equipa também é amplamente desenvolvido neste ambiente pois, perante alguns desafios, as crianças devem juntar-se para os resolver.
Em contexto natural a Forest e Beach School leva-nos a pensar nessa ligação profunda e significativa entre o Ser e o que o rodeia, ensinando-nos a perceber essa realidade para nos conseguirmos ir adaptando e aprendendo como nos podemos integrar nele.
Um conceito nascido na Escandinávia...
Como se sabe, o sistema de educação dos países nórdicos, é excelente, e não é por acaso que em meados de 1950
o forest school surgiu na Dinamarca e pouco depois na suécia. Na Dinamarca tornou-se parte do currículo educativo para a pré-primária no que eles chamam de småbørnspædagogik ou educação da primeira infância.
Embora a década de 50 tenha sido a data para nascimento do forest school, note-se que o conceito e as bases já antecedem a 1800 ondem vários livros e comunidades já praticavam os alicerces deste conceito. É também fácil notar influências diretas do modelo de Waldorf-Steiner que já se praticava anteriormente neste países.
Notou-se que as crianças que frequentavam as escolas da floresta, na maioria das vezes, chegavam à escola tradicional com habilidades sociais fortes, à-vontade em trabalhar em grupo, boa autoestima e confiantes nas suas capacidades.
O que é a qualidade em Forest School
Existem 6 princípios chave que dão forma à metodologia forest school:
1- Forest School é um processo a longo prazo, de sessões regulares, e não apenas 1 sessão ou sessões sem frequência. O ciclo de planeamento, observação, adaptação e revisão faz a ligação entre sessões
2- Forest School tem lugar num bosque ou em qualquer área arbórea ou natural que suporte o desenvolvimento de uma relação duradoura entre as crianças e o mundo natural
3- Forest School usa uma panóplia de processos centrados na criança para criar uma comunidade para Ser, Desenvolver e Aprender
4- Forest School tende a promover desenvolvimento holístico em todos os envolvidos, promovendo a resiliência, confiança, independência e criatividade.
5- Forest School oferece às crianças a oportunidade de correr riscos calculados, apropriados ao ambiente e a elas próprias
6- As atividades Forest School devem ser dinamizadas por Ldaders Forest School qualificados (leaders da escola da floresta) que continuamente mantêm e desenvolvem a sua prática profissional.
Só depois de vermos os 6 princípios é que podemos realmente ver os valores do Forest School.
- As crianças não são todas iguais: são seres únicos e valorizados.
- Capazes de parar e explorar/descobrir
- Capazes de experienciar riscos apropriados e desafios
- Capazes de escolher, iniciar e conduzir a sua própria aprendizagem e desenvolvimento
- Capazes de experienciar sucessos regulares
- Capazes de desenvolver relações positivas com eles próprios e com outras pessoas
- Capazes de desenvolver uma relação forte e positiva com o mundo natural
Ligados à natureza
Atividades
Pedagogia de projeto, Laboratório de Ciencias, Troca de saberes intergeracionais.