O Conceito de Educar na Natureza
No Projeto NaTerra, acreditamos num conceito em que os elementos da natureza estejam presentes e sejam um pilar nas nossas metodologias pedagógicas e a base das nossas atividades.
Assim, desta forma, cremos que o significado da Natureza vai muito além de sua existência científica, e pode-se transformar em matéria-prima para o desenvolvimento de qualquer criança - o fogo, a água, a terra e o ar: cada elemento natural sugere um tipo de brinquedo/brincadeira e exploração livre diferente, com movimentos e olhares muito específicos. Piorski Gandhy, por exemplo, associa a Natureza com o campo da ética, da saúde psíquica e o campo simbólico – sendo este último, segundo o pesquisador, o que está relacionado à imaginação e ao sonho, vínculo entre a criança e a Natureza.
Em conclusão, é nesta perspetiva que acreditamos que brincar com elementos naturais é uma forma de conhecimento.
O conceito de Brincar Com Os Quatro Elementos
Os quatro elementos não se mostram compartimentados quando a criança brinca na Natureza. No entanto, dependendo da atividade lúdica, um ou outro pode se sobressair sobre os demais ao estimular determinado aspeto mais intensamente.
Também nessa perspetiva não existe uma criança da “água” ou “ar”, mas um indivíduo dotado de imaginação que, em momentos diferentes, anseia por uma vivência maior com um elemento específico, seja para reforçá-lo ou equilibrá-lo dentro de si.
Ligados à natureza
Atividades
Pedagogia de projeto, Laboratório de Ciências, Troca de saberes intergeracionais.