Projeto NaTerra - Água
A ÁGUA tem uma importância fundamental para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, nas suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.
Assim, os brinquedos da água estimulam o olhar da natureza, assim como a simetria e o equilíbrio.
Estas brincadeiras que se relacionam com o elemento água envolvem, geralmente, a fluidez e a leveza, são as que superam obstáculos, é sobre diminuir a rigidez e os traumas que ficam no corpo, as reprimendas de uma educação rígida, muito lógica e mental: “é a fluidez de transitar pelos saberes com liberdade” (Piorski).
Neste sentido, além de banhos de piscina, praia, mar, rios, ribeiras, lagos e esguichos, entram também nesta atividade o brincar com matérias moles, pegajosas, amassar argila, deslizar na relva ou, até mesmo, espalhar cola nas mãos e deixar secar para depois arrancar as cascas.
Sendo um espaço que acredita na pedagogia Forest School, achamos que é de extrema importância que as crianças aprendam desde cedo as propriedades da água, que aprendam a brincar com a água e que esta não seja desperdiçada devido à importância que ela tem na Natureza.
Por isso, desde a nossa cozinha de lama até aos passeios perto de pequenas ribeiras, incentivamos as crianças a explorar e a observar a vida que esta conserva e preserva
.
Ligados à natureza
Atividades
Pedagogia de projeto, Laboratório de Ciências, Troca de saberes intergeracionais.