Projeto NaTerra - Água

A ÁGUA tem uma importância fundamental para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, nas suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.


Assim, os brinquedos da água estimulam o olhar da natureza, assim como a simetria e o equilíbrio.


Estas brincadeiras que se relacionam com o elemento água envolvem, geralmente, a fluidez e a leveza, são as que superam obstáculos, é sobre diminuir a rigidez e os traumas que ficam no corpo, as reprimendas de uma educação rígida, muito lógica e mental: “é a fluidez de transitar pelos saberes com liberdade”(Piorski). 


Neste sentido, além de banhos de piscina, praia, mar, rios, ribeiras, lagos e esguichos, entram também nestas atividade o brincar com matérias moles, pegajosas, amassar argila, deslizar na relva ou, até mesmo, espalhar cola nas mãos e deixar secar para depois arrancar as cascas.

178979563_1955598911263727_6753224700203656145_n

Sendo um espaço que acredita na pedagogia Forest School, achamos que é de extrema importância que as crianças aprendam desde cedo as propriedades da água, que aprendam a brincar com a água e que esta não seja desperdiçada devido à importância que ela tem na Natureza.


Por isso, desde a nossa cozinha de lama até aos passeios perto de pequenas ribeiras, incentivamos as crianças a explorar e a observar a vida  que esta conserva e preserva.

...é a fluidez de transitar pelos saberes com liberdade
Piorski

Ligados à natureza

water

Praia


Beach School

Saiba Mais...
earth

Floresta


Florest School

Saiba Mais...
fire

Actividades

Pedagogia de projeto, Laboratório de Ciencias, Troca de saberes intergeracionais.

Saiba Mais...
air

Ar Livre

Passeios na comunidade, cultura e tradições.

Saiba Mais...