Sobre nós
NaTerra
A
NATUREZA é reconhecida como um elemento essencial do processo de aprendizagem
na maioria dos métodos educativos.
O
projeto Naterra não se vincula a nenhum método, assim como o Forest School é muito
mais rico do que só andar perto das árvores...
Em
quase todos os métodos pedagógicos, uns mais alternativos, outros menos, é
reconhecida a importância da Natureza no desenvolvimento da criança. Naterra
não segue um único método porque isso seria o mesmo que seguir um só caminho
e essa escolha deve ser nossa. No projeto Naterra integramos aquilo que
encontramos de melhor em cada um desses métodos porque, à semelhança da vida que
acontece à nossa volta, também aqui oferecemos diversos caminhos dando à
criança a hipótese de fazer, ela própria, a sua escolha.
A
Natureza é, sem dúvida, a mais bela das pontes neste caminho de aprendizagens.
O
fluir do tempo, o amor, o respeito e a liberdade de expressão são a base para a aprendizagem acontecer tanto na relação com a Natureza, como na sua experiência
individual de aprendizagem ao conhecer-se a si e ao outro.
É nisto que acreditamos!
A brincar com os 4 elementos
"Quando a imaginação da criança encontra a natureza,
ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força
necessária para despertar um campo simbólico criador na criança"
-Piorski Gandhy
"Para mim, não existe O modelo pedagógico: existem vários e quase todos eles me ensinaram algo importante e é na sua mistura que sinto a riqueza que é Ser Educador. A pedagogia Forest school e Beach school dá-nos a oportunidade de ter essa liberdade, de podermos unir alguns modelos pedagógicos, em contexto natural e correndo riscos (conscientes) que nos fazem crescer em todos os sentidos preparando-nos para a Vida.”
"A educação passa não só pela transmissão dos valores essenciais à boa formação da criança com vista naquilo que levará para a vida, assim como dar-lhe a conhecer através de várias experiências e oportunidades o leque diversificado de conteúdos e áreas que existe na vida, permitindo-lhe não só conhecer-se melhor a si, aos seus gostos, aguçar a curiosidade, a confiança o trabalho individual e de partilha em grupo. A criança aprende a brincar e a brincar ela é feliz! Brincar é a forma mais sublime de descobrir o mundo!”
“Na educação cada criança precisa do seu tempo e do seu espaço. Respeitar cada um na sua individualidade, ajudando cada criança a crescer, deixa-me feliz”.
"Na Educação todas as crianças têm o direito de brincar e de serem felizes sendo a infância a primeira etapa na qual a criança descobre "o mundo".
Por isso faz todo o sentido para mim a pedagogia Forest School e Beach School: um espaço onde a criança tem a liberdade de escolha para brincar e crescer feliz.”