Sobre nós
NATERRA
A NATUREZA é reconhecida como um elemento essencial do processo de aprendizagem na maioria dos métodos educativos.
O projeto Naterra não está vinculado a nenhum método em específico, assim como a Escola da Floresta é muito mais rica do que apenas caminhar perto das árvores...
Quase todos os métodos pedagógicos, alguns mais alternativos do que outros, reconhecem a importância da Natureza no desenvolvimento das crianças. E, como tal, o Naterra não segue um único método porque, isso, seria o mesmo que seguir apenas um caminho e essa escolha deve ser da criança. No projeto Naterra integrarmos o melhor que encontramos em cada um desses métodos porque queremos oferecer diferentes caminhos, dando à criança a oportunidade de fazer a sua própria escolha.
A natureza é, sem dúvida, a ponte mais bonita neste caminho de aprendizagem.
O fluxo do tempo, o amor, o respeito e a liberdade de expressão são a base para que a aprendizagem aconteça tanto no relacionamento com a Natureza quanto na sua experiência individual de aprendiz, ao conhecer-se a si mesmo e aos outros.
É nisso que acreditamos
Fundadora
Patrícia Santos
Líder Forest School &
Educadora de Infância
"Para mim, não existe um modelo pedagógico único: existem vários e quase todos me ensinaram algo importante, e é na combinação deles que sinto a riqueza de ser educador. A pedagogia da Forest School e da Beach School dá-nos a oportunidade de ter essa liberdade, de poder combinar alguns modelos pedagógicos num contexto natural e assumindo riscos (conscientes) que nos fazem crescer em todos os sentidos, preparando-nos para a Vida."